Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SER " IGUAL" É SE RECONHECER ENTRE OS" DIFERENTES"


Danças, lendas, mitos, artesanato, comidas típicas, são alguns elementos presentes no universo cultural que fazem de Regeneração um espaço em que a cultura popular mostra sua diversidade. Em cada bairro, em cada rua, representada e apresentada em movimentos, gestos, expressões e formas, ritmadas por sons que se entrelaçam no cotidiano de cada história. Mas o que você conhece sobre essa diversidade cultural? Já ouviu falar da dança popular que entre as suas denominações é conhecida por pagode Zabé Fulô, Pagode Manoel Ramos?
            Esta dança ritmada por músicas e batuques apresenta-se como uma das principais manifestações afro ou de origem afro praticadas em terreiros e que oferecem à cultura de Regeneração tonalidades que despertam nossa curiosidade. No entanto, reconhecida e valorizada pela maioria dos regenerenses.
            A proposta do trabalho parte da curiosidade que ganha embasamento na ampliação de um estudo sobre o passado, e todas as suas particularidades, assim como perceber os elementos que o tornam uma linha da rica teia cultural praticada na cidade. Para muitos regenerenses que pouco conhecem a dança classificam como diferente, exótico, com tons de preconceito; pensamentos que podem ser desconstruídos pelo conhecimento da estrutura e importância que essa manifestação possui na construção histórica do real e do imaginário sócio-cultural da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário