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quarta-feira, 2 de novembro de 2011

OS DOIS LADOS DO ESPELHO: O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DO SISTEMA DE COTAS

OS DOIS LADOS DO ESPELHO:
O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DO SISTEMA DE COTAS
Vivemos em uma sociedade caracterizada pela complexificação da diferença, estas construídas e representadas nos mais diversos espaços sociais.
Uma das grandes discussões atuais no Brasil estar centrada na implantação do sistema de cotas para negros, que tem sua criação a partir da proposta em diminuir as fronteiras entre os indivíduos no tocante ao acesso a uma educação de nível superior, fronteira esta originada pelo quadro de praticas discriminatórias solidificadas no decorrer do contexto histórico que permeiam as relações entre a população negra e não-negra no Brasil. Assunto este que gera polêmicas em inúmeros ambientes marcada por uma situação dialógica com argumentos pós e contras que constroem e desconstroem conceitos e posições.
Trata-se de uma questão com duas faces de argumentos que tentam se sobrepor e produzir uma analise mais interpretativa da realidade. De um lado estão os que contrariam o uso de cotas acreditando que o mesmo influenciará na qualidade de ensino superior por introduzir estudantes de menor rendimento, classificam o sistema como um elemento que favorecerá para ampliar a diferença e estimulo para o preconceito entre negros e não-negros no interior das universidades ou pela dificuldade na classificação de quem é negro no Brasil.
Do outro lado há os que identificam nas cotas a possibilidade real em provocar transformações nas disparidades que em 2001 estavam representados por um percentual de apenas 2% dos universitários formados por negros. O argumento aqui ganha tonalidade e colocam as cotas como o caminho mais rápido e que dificilmente uma posição contra poderá contrariar.
Independente da posição assumida ao uso das cotas os números deixam claro as desigualdades entre os sujeitos e a questão no ingresso ao ensino superior irá influir na ocupação dos demais setores sociais ao longo de suas trajetórias de vida.
As cotas são de fato uma medida necessária e a mais cabível no atual momento pelo grande contraste e apontam a real situação enfrentada pelos negros, pois as demais medidas apontadas pelos que criticam as cotas, como a melhoria do ensino, colocam um tempo longo para diminuir tais diferenças. Mas esperar até quando? Por que impedir um método que “traz resultados ate os de longo prazo serem implantadas?
O momento exige métodos que provoquem uma mudança imediata e as cotas são exemplos disso, de que permite uma aproximação de igualdade aos direitos sociais, políticos, econômicos e de cidadania que passa pelo acesso à educação. O grande desafio estar em aproximar os números sem deixar de lado a busca na melhora do ensino de forma geral que colocaram todos em iguais condições, independentes dos diferentes olhares, idéias e opiniões.

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