Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Contexto, Enredo e Resenha do Livro

Livro Memórias de Um Sargento de Milícias   Características e Resumo memorias de um sargento de milicias
Contexto, Enredo e Resenha do Livro
Este romance foi escrito por Manuel Antônio de Almeida, na verdade seu único livro, e publicado em Folhetins do jornal Pacotilha entre os anos de 1852 e 1853. Memórias é um livro inserido no período do Romantismo no Brasil, porém muitos críticos literários afirmam se este uma transição para o que seria o Realismo. Entretanto o que podemos afirmar é que o Livro apresenta marcas novas e atípicas ao Romantismo porém não chega a ser um romance que aprofunda na tese e análise do comportamento humano.
Num Resumo podemos citar que o Enredo gira em torno de Leonardo, filho de Leonardo Pataca e de Maria Hortaliça, e suas numerosas aventuras picarescas no Rio de Janeiro do início do século XIX – Época do Império, o próprio escritor abre a obra dizendo “Era no tempo do rei”…Rejeitado pela mãe (que foge com um mercador) e pelo pai (que o expulsa após a fuga da mãe com um pontapé), Leonardo é criado e amparado pelo padrinho (o barbeiro) e depois pela madrinha (a parteira), mas cedo já revela um comportamento traquinas, sempre apanhava com a palmatória do mestre na escola, faltava às aulas e ia para igreja se juntar a um amigo e fazer bagunça. Leonardinho chega até a ser coroinha, mas de tanto aprontar logo foi expulso.
Já homem dá-se a amores com Luisinha (que não segue os moldes idealizados da mulher romântica, pelo contrário da primeira vez que Leonardo a vê sente vontade de rir) que é sobrinha de D. Maria conhecida de sua madrinha. Porém Luisinha casa-se com José Manuel, que só queria seus bens, e Leonardo envolve-se com Vidinha, que também lhe desperta um amor mais sensual, ele passa a viver na casa dela como um Agregado mas por diversas confusões acaba preso pelo Major Vidigal (símbolo da order e poder). Como castigo Vidigal o coloca no cargo de praça – Leonardo levava uma vida de vadio e não trabalhava.
  Logo depois volta a prisão, de onde é resgatado com a ajuda de D. Maria e a Madrinha que recorrem a Maria Regalada (antiga paixão do Major Vidigal) que interceda por ele. Com efeito, Vidigal não resiste ao pedido de M. Regalada, liberta Leonardinho e o promove a Sargento. Luisinha fica viúva e o desfecho do romance é a união dela com Leonardo que também é promovido à Sargento de Mílicias (ofício que permitia o casamento).
Características da Obra
Livro Memórias de Um Sargento de Milícias   Características e Resumo passagem Leonardo em casa de Vidinha
* Novela, em tom Humorístico, que faz uma crônica dos costumes do Rio Colonial, na época de D. João VI.
* Não há idealização das personagens, que se apresentam numa categoria mais social do que psicológica – o mesmo ocorre em O Cortiço – por exemplo a Comadre, a Cigana…
* Esta obra inova também por retrar as camadas inferiores da sociedade (barbeiros, parteiras, saloias) em detrimento das personagens burguesas característica das obras do Romantismo.
* Cria-se um novo tipo de Herói, que não segue o Maniqueísmo (Bem ou Mal), e são na realidade movidos pelas necessidades de sobrevivência. Isso é claramente percebido na figura de Leonardo – chamado de o Primeiro Malandro da literatura brasileira, mas não de uma forma pejorativa como na atualidade.
* Segundos um dos mais reconhecidos críticos literários atuais, Antônio Candido, o nosso “anti-herói” está inserido na dialética da ordem x desordem, e no desmascaramento das mazelas de uma sociedade caracterizada pela risonha hipocrisia, pela acomodação do “jeitinho”, empreguismo e favorecimentos ilícitos.
* É frequentemente chamada de Realismo Espontâneo, arcaico, sem enfoque analítico dos romances de Machado de Assis ou Eça de Queiroz. Além disso tem marcas do Romantismo – Final Feliz e a forma de folhetim que se assemelha às novelas de televisão (para sempre num ponto climax e no outro capítulo retoma o que se passou)
Personagens – Tipos Populares – e seus Papéis
Leonardo ou Leonardinho – o anti-herói ou herói picaresco do romance, vadio, malandro, que adora fazer estripulias e criar problemas.
Luisinha – moça com a qual Leonardo se casa. Em princípio é desengonçada e estranha.
Vidinha – mulata jovem, bonita e animada, toca viola e canta modinhas. Leonardo, atraído por ela, vive em sua casa por algum tempo como um Agregado.
O Compadre – barbeiro de profissão, cria Leonardo, protege-o e acaba deixando-lhe uma herança que surripiou do comandante de um navio.
A Comadre – defende e acompanha Leonardo em qualquer circunstância.
D. Maria – fixada por uma demanda judicial, ganha a guarda de Luisinha, quando ela perde os pais.
José Manuel - interesseiro, casa-se com Luisinha por dinheiro.
Major Vidigal – militar que persegue Leonardo, até conseguir integrá-lo às forças milicianas. Representa no final do livro a Corrupção, pois sempre foi o defensor da justiça e ao fim é levado a aferrecer seus atos e até a colocar Leonardo em postos na polícia.
Leonardo Pataca – pai de Leonardo, filho este que foi fruto de uma Pisadela e um Beliscão.
Maria da Hortaliça – mãe do personagem, trai o Pataca e foge com outro para Portugal.
Chiquinha – filha da Comadre que se casa com Leonardo Pataca.
Trechos de Memórias de um Sargento de Mílicias
Leonardinho na Escola:
Na segunda-feira voltou o menino armado com a sua competente pasta a tiracolo, a sua lousa de escrever e o seu tinteiro de chifre; o padrinho o acompanhou até a porta. Logo nesse dia portou-se de tal maneira que o mestre não se pôde dispensar de lhe dar quatro bolos, o que lhe fez perder toda a folia com que entrara: declarou desde esse instante guerra viva à escola. Ao meio-dia veio o padrinho buscá-lo, e a primeira notícia que ele lhe deu foi que não voltaria no dia seguinte, nem mesmo aquela tarde.
- Mas você não sabe que é preciso aprender?…
- Mas não é preciso apanhar… – Pois você já apanhou?… – Não foi nada, não, senhor; foi porque entornei o tinteiro na calça de um menino que estava ao pé de mim; o mestre ralhou comigo, e eu comecei a rir muito…
Livro Memórias de Um Sargento de Milícias   Características e Resumo Casal fora dos moldes romanticos da epoca
Declaração, em tom humorístico, de Leonardo à Luisinha:
A bulha dos passos cessou sem que ninguém chegasse à sala; os dois levaram algum tempo naquela mesma posição, até que o Leonardo, por um supremo esforço, rompeu o silêncio, e com voz trêmula e em tom o mais sem graça que se possa imaginar perguntou desenxabidamente:
– A senhora… sabe… uma coisa?
E riu-se com uma risada forçada, pálida e tola.
Luisinha não respondeu. Ele repetiu no mesmo tom:
– Então… a senhora… sabe ou… não sabe?
E tornou a rir-se do mesmo modo. Luisinha conservou-se muda.
– A senhora bem sabe… é porque não quer dizer…
Nada de resposta.
– Se a senhora não ficasse zangada… eu dizia…
Silêncio.
– Está bom… eu digo sempre… mas a senhora fica ou não fica zangada?
Luisinha fez um gesto de quem estava impacientada.
– Pois então eu digo… a senhora não sabe… eu… eu lhe quero… muito bem.
Luisinha fez-se cor de uma cereja; e fazendo meia volta à direita, foi dando as costas ao Leonardo e caminhando pelo corredor. Era tempo, pois alguém se aproximava.

Desde o dia em que Leonardo fizera a sua declaração amorosa, uma mudança notável se começou a operar em Luisinha, a cada hora se tornava mais sensível a diferença tanto do seu físico como do seu moral. Seus contornos começavam a arredondar-se; seus braços, até ali finos e sempre caídos, engrossavam-se e tornavam-se mais ágeis; suas faces magras e pálidas, enchiam-se e tomavam essa cor que só sabe ter o rosto da mulher em certa época da vida; a cabeça, que trazia habitualmente baixa, erguia-se agora graciosamente; os olhos, até aqui amortecidos, começavam a despedir lampejos brilhantes; falava, movia-se, agitava-se. A ordem de suas idéias alterava-se também; o seu mundo interior, até então acanhado, estreito, escuro, despovoado, começava a alargar os horizontes, a iluminar-se, a povoar-se de milhões de imagens, ora amenas, ora melancólicas, sempre porém belas.

fonte: http://www.not1.com.br/livro-memorias-de-um-sargento-de-milicias-caracteristicas-e-resumo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário