Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O rio Mulato

O rio Mulato
O rio Mulato nasce no olho d’água Zé da fé, com uma grande vertente de água borbulhenta que encantam as pessoas que por ali passam. A nascente fica localizada no povoado  Coco do Monge Zé da Fé. Zé da Fé era um dos mais antigos moradores dessa comunidade.
De 1960 a 1966 o rio mulato era bem largo, com alguns locais profundos, onde na minha infância, com minhas amigas passávamos a maior parte do tempo. Tomávamos banho, lavávamos roupas e comia mangas e buritis que iam rolando na correnteza do rio.
O rio mulato abastecia a cidade para o consumo de água para fazer comida, banho, e até mesmo para beber, por que era feitas ao longo as cacimbas para que a água fosse bem limpa, para poder termos uma água de boa qualidade.
Nesta época ainda não tinha água encanada na cidade, as pessoas que tinham uma classe social mais elevada possuíam em suas residências poços, já os pobres utilizavam a água do rio Mulato.
Só que com o passar dos anos, foi mudando e chegou o abastecimento da água canalizada.
Hoje  que vemos o rio mulato pedindo socorro, apenas existe uma pequena correnteza, os manguezais tomaram de conta do rio e as autoridades não tomam nenhuma  providencia, e com certeza daqui a alguns anos não teremos mais o nosso rio.
O rio mulato antes deslocava suas águas no Rio Parnaíba, juntando-se ao rio Canindé, e formando suas ondas, nas praias junto ao mar.
O rio mulato separa a cidade de um dos seus bairros, Jaicó, que fica na rodovia que dá acesso a comunidade chapada grande, Às cidades de Tanque e Oeiras.
No ano de 1959 a travessia para chegar ao bairro Jaicó era feita por dentro do rio, só que quando chovia forte, era necessário deixar esvaziar para poder atravessar, por que a correnteza era bem forte.
Nos anos de 1891 foi feita a primeira ponte, era de madeira, que foi se desgastando com o tempo, e nos anos de 1950 foi feita uma nova ponte de concreto.

fonte: monografia Francineide

Nenhum comentário:

Postar um comentário