Páginas

domingo, 11 de setembro de 2011

POR UM BRASIL DE TODOS

O Brasil mudou! Tenho 25 anos e neste período vi e ouvi de um Brasil que se transformou, e para melhor eu diria! Não posso negar todas as melhorias que vieram a partir da consolidação econômica do meu Brasil... Diversos Ministérios com suas circunscrições obtiveram expressivo crescimento (Fazenda, Indústria, Comércio Exterior, Trabalho e Emprego, Turismo, Comunicações, Esporte, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, Cultura, Justiça)... Mais que isso, meu Brasil segue caminhos de quem amadurece reconhecendo a necessidade de se buscar um ideal: A DEMOCRACIA!

O crescimento escancarou feridas pra nós, que conseguimos ver, visto que outrora outros as vislumbraram noutros tempos... Mas o agora nos pertence e o que faremos a respeito? Há alguma coisa a ser feita? E as feridas? Ei-las aí:

O que dizer daqueles que ajuntam para si a responsabilidade de um país pior? A violência dos violentos, a

enfermidade consentida da saúde pública, a corrupção dos corruptos, a ineficiência intencional dos serviços

públicos, a precariedade contradizente dos burocráticos caminhos do “fazer” administrativo... O que dizer

daqueles que sofrem conjuntamente do agir destes? Todos pagam abusivos impostos e pagam outra vez pelos

serviços que deveriam advir destes, todos sofrem com o aumento da violência, todos vivem reféns da informação

manipulada... O que dizer daqueles que sofrem isoladamente por sua natureza originalmente excluída? Alguns

matam por falta de instrução e assistência, alguns perdem familiares sob uma angustiante fila onde as senhas

parecem determinar qual família pranteará seus mortos primeiro, alguns morrem sem viver...

Mas algo considero ainda mais terrível: Não sou o único que enxerga tudo isso, porém integro uma nação

APOLITIZADA, INCAPAZ DE SE INDIGNAR e que PERDEU O INTERESSE no “trágico”! Faço o que me convém fazer,

não o que DEVERIA SER FEITO! Quando comecei a redigir este texto, o fiz na intenção de encaminhá-lo aos meus

representantes que hoje habitam em palácios, em berços esplendidos, sob os quais depositamos o poder do fazer,

do decidir, do implementar... O fiz ciente de que apenas por um milagre alguém se INTERESSARIA! Bem... EU ME

INTERESSEI, EIS AÍ O MILAGRE DE QUE PRECISAVA! Agora resta a esperança de que alguém mais se importe! Por isso resolvi compartilhar tais reflexões com mais pessoas... Quem sabe o que deve ser feito? Convém acreditar nisso tudo ou melhor é seguir em frente com MINHA VIDA, MEUS INTERESSES, MEU SUCESSO?

Quando eu tinha 18 anos nos idos de 2004, ingressei no âmbito administrativo de um Órgão Público Federal.

Tratava-se do meu primeiro emprego. O interesse por este trabalho surgiu baseado em fatores proporcionados pela carreira, como a estabilidade. Haveria sim o interesse financeiro, caso este tivesse a oportunidade de existir, mas confesso que o salário de R$540,00 (quinhentos e quarenta reais) do edital não me motivou de forma alguma! Portanto, tal ocupação seria temporária, uma primeira experiência empregatícia que apenas me proporcionaria condições para prestar novos concursos, na busca por “upgrades salariais” e melhores condições de vida.

Apesar desta intenção, o tempo passou e eu aprendi a gostar e a sonhar no meu ambiente de trabalho. Passei em novos concursos, mas permaneci no mesmo ambiente! Hoje, com 25 anos, continuo trabalhando no mesmo órgão, em um cargo diferente, mas as questões financeiras voltam a falar alto! Vivenciamos uma greve de mais de três meses e o governo (os meus e nossos representantes) nega qualquer possibilidade de negociação! É TEMPO DE CORTES ORÇAMENTAIS, bradam eles! PRA QUEM, pergunto eu! O Judiciário e o Legislativo continuam aprovando contínuos aumentos em causa própria! O ALTO EXECUTIVO aprova aumentos de mais de 100% para suas carreiras e dizem: “É TEMPO DE CORTES”? Mas sou forçado a concordar com a máxima: É ASSIM QUE AS COISAS FUNCIONAM!

ESTE É O SEU PAÍS! PROCURE INGRESSAR EM NOVOS CARGOS SE É ISSO QUE VOCÊ QUER! Este é o meu Brasil!

Envergonhado me sinto ao falar de melhorias salariais enquanto cito problemas muito maiores! Mas estes podem ser vistos naqueles... Estamos todos juntos, mesmo que isolados! Este não é só o meu Brasil, é o nosso, mas é o meu também! E agora? Bem... Vou voltar a fazer o que sempre faço... “Vida de gado... povo marcado, povo feliz”!

Leonardo

BRASILEIRO SEM PÁTRIA

SONHANDO UM NOVO BRASIL – POR UM BRASIL DE TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário