Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

SOCORRO, ALGUEM DESLIGOU A LUZ? UEJN - 7 DE SETEMBRO DE 2011

 
SOCORRO, ALGUEM DESLIGOU A LUZ?

Você já parou pra imaginar a importância do uso da energia independente da fonte no decorrer do seu dia-a-dia?  E se fosse extremamente necessário reduzir significativamente o consumo de energia que você utiliza? O que mudaria? O Brasil viveu recentemente sob as ameaças de apagão sem precedentes pela necessidade da redução do consumo de energia. Os transtornos que isso pode trazer para o nosso dia a dia são pequenos perto da catástrofe que causaria na economia do país, o prejuízo seria enorme para a indústria, o comércio, e todos os demais setores, sem falar nos aeroportos, no transito, nos hospitais e nas escolas. Isso apenas demonstra o quanto somos dependentes da eletricidade e das fontes de energia em geral. Vivemos no momento da busca de fontes de energia menos poluidoras e que possam substituir as tradicionais, que certamente não durarão para sempre. O que aconteceria se nesse momento ocorresse um corte do fornecimento da energia de nossa cidade? A resposta é simples; a nossa dependência pelas fontes usadas no momento deixaria todos nós incapacitados para a realização de grande parte das atividades que desempenhamos todos os dias.
            Para solucionar esse problema temos a as fontes alternativas entre elas a que permite a existência da própria vida na terra. A luz solar além de todos os benefícios que proporciona ao nosso planeta ainda pode ser usada para contornar esse probleminha da dependência das fontes esgotáveis e é uma fonte inteligente e saudável. Sabemos que o Brasil é privilegiado pelo potencial energético solar que possui e na nossa cidade já temos exemplos de comunidades que fazem o uso dessa fonte alternativa. Então mesmo com essas vantagens por que ainda a produção em grande escala enfrenta a falta de incentivos? O interesse é decorrente dos custos, são fonte onde a produção se torna mais cara que as convencionais, mais aliado a esse custo  a produção de energia pela luz solar em particular, enfrenta a falta de interesse comercial, que poderia propiciar a produção em maior escala, ma vez que grande parte dos usuários são pessoas de baixa renda.
            O momento é este, as fontes possuímos, o vento, a água e o sol. Poderíamos produzir uma energia mais limpa e sabemos que apesar dos avanços, muito ainda precisa de um interesse maior. Foi necessário passarmos por uma crise para olharmos com mais atenção para as fontes alternativas, resta apenas garantir que o que é abundante em nosso país tem um espaço pelos benefícios que cobrem qualquer custo, enfim as fontes alternativas de energia indicam um novo percurso para a nossa sociedade e que garantirá a realização de todas as nossas atividades, e o que é mais importante de uma maneira mais saudável para o meio ambiente.                                                                                                                                                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário