Páginas

sábado, 3 de setembro de 2011

Relatório sobre 11 de setembro vira história em quadrinhos

O relatório da comissão que estudou os ataques de 11 de setembro, um livro que se tornou best-seller, foi adaptado para o formato de história em quadrinhos.
“The 9/11 report: a graphic adaptation” (O relatório do 11/9: uma adaptação gráfica), lançado em 2006, é uma tentativa de tornar as informações da comissão mais conhecidas.

A comissão bipartidária independente que se tornou conhecida informalmente como “comissão 11 de setembro” redigiu um relato dos ataques de 11 de setembro e recomendações para prevenir ataques futuros.
O livro gráfico reduz o relatório de mais de 500 páginas da comissão para 144 páginas de imagens contundentes, que retratam a sequência de acontecimentos envolvendo cada um dos quatro aviões sequestrados.
Em um retrato dos acontecimentos a bordo do vôo United 93, o avião que caiu na Pensilvânia, os passageiros são vistos ensanguentados, lutando com sequestradores armados de facas.
“Precisamos fazê-los parar! Dois aviões bateram contra o World Trade Center”, diz um passageiro, prestes a acertar um soco em um sequestrador que deu uma facada nas costas de outro passageiro.
Em outro quadrinho, um passageiro liga para seu pai logo antes do segundo avião se chocar contra o World Trade Center. “A situação está ruim, pai… Uma comissária foi esfaqueada. Parece que eles têm facas e spray paralisante. Acho que vamos cair. Meu Deus, meu Deus…”
O publisher Thomas LeBien, da Hill & Wang, uma divisão da Farrar, Straus & Giroux, disse ao The New York Post: “Acho que pegamos um documento tremendamente importante, que eu desejaria que todo americano lesse, e o reapresentamos de maneira que o tornará muito mais fácil para as pessoas compreenderem.”
A comissão apresentou em 2004 seu relatório sobre o que deu errado antes e depois dos ataques a Nova York e Washington. O relatório se tornou um dos livros de não ficção mais vendidos do ano passado. Mas LeBien espera que sua adaptação em quadrinhos acrescente novas dimensões ao relatório.
“Quer você tenha 80 anos ou 14, você vai olhar para essas imagens em sequência e a natureza catastrófica do que aconteceu se tornará mais imediatamente clara, de maneira mais contundente do que se depreende do próprio relatório”, disse ele.


fonte: http://www.exaworld.biz/blog/relatorio-sobre-11-de-setembro-vira-historia-em-quadrinhos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário